sábado, 3 de outubro de 2009

Administração do capital de giro em restaurantes

Abaixo o resumo de uma tese de Marco Aurélio Bürkner encontrada no link http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=117968

Este material poderá ser útil no sentido de relacionar o assunto Logística e Contabilidade em restaurantes uma vez que este trata as compras de suprimentos e a NCG (Necessidade de Capital de Giro).

RESUMO


O capital de giro (ou a falta dele) aparece como um dos principais fatores que leva uma empresa a encerrar as atividades. Assim sendo, esta pesquisa abordou o tema capital de giro, em especial, como ele é administrado em micro e pequenas empresas. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo do tipo estudo de caso. A amostra envolve três dirigentes de empresas do setor alimentação (restaurantes) da cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Através da pesquisa, identificou-se que os principais dirigentes das empresas são também seus proprietários e que estes contam com uma pessoa de confiança para auxiliá-los na condução do negócio. Além disso, detectou-se uma prática comum nas três empresas pesquisadas: sempre que possível os dirigentes compram à vista para obter melhores preços e adquirirem produtos de qualidade, aumentando a margem de lucro e maximizando as possibilidades de negociação. Eles demonstram ter ciência de que controlar as compras e evitar o endividamento é essencial para a prosperidade do negócio. Outro aspecto que chamou a atenção foi o espírito empreendedor dos proprietários entrevistados, pois, mesmo que em níveis distintos, os três sentiram-se desafiados a reerguer os pontos que, segundo declararam, estavam “queimados”.

Palavras-chave: Capital de giro. Micro e pequenas empresas. Restaurantes

Um comentário:

  1. Esta matéria é muito extensa. Vi que na revista tem uma parte tirade desta tese.

    ResponderExcluir